As franquias de moda para a prática de exercícios físicos não constituíram redes de grande porte, mas elegeram 2009 como um ano para expansão dos negócios. Duas delas, a tradicional Body for Sure, de Goiás, e a recém-lançada fluminense Four Style planejam ampliar as operações e o mercado paulistano É uma das áreas de interesse. Aqui, Track & Field, rede de 33 lojas próprias, é reconhecida como exemplo bem-sucedido e uma concorrente de peso. “É difícil sobreviver só com fitness. É um negócio com mercado muito específico”, afirma a consultora de moda e franchising Celina Kochen. Segundo ela, para que uma loja fature o ano todo deve oferecer um mix amplo, com coleções para homens e mulheres, além de variedades (biquínis no verão e uma linha de acessórios). Além disso, é preciso cuidado redobrado para diferenciar-se pela qualidade. Especialização Tecidos com tecnologia agregada (para absorção do suor, entre outros atributos), em peças muito bem modeladas e inspiradas nas tendências de moda são alguns componentes. Hoje, o fitness também é fashion. A atuação na capital paulista, dizem franqueadores, exige investimentos para dar visibilidade à marca e é necessário um conjunto de lojas para diluir custos. “É preciso ter pelo menos dez unidades”, diz a franqueadora Marisa Carneiro, da Body for Sure. Sem isso, calcula, os gastos com a retaguarda (logística de abastecimento e marketing) seriam muito altos. Há seis anos, a empresa ganhou fábrica própria em Goiânia e retomou a expansão da rede, atualmente formada por cinco franquias e seis unidades sob o comando da matriz, incluindo a do Shopping Eldorado, em São Paulo. Para Marisa, 2009 é um momento de retomada do crescimento. Nos últimos três anos, afirma, a estratégia foi buscar volume para o negócio, com a abertura de espaço no comércio multimarcas. Para a capital paulista, especificamente, a ideia é ter um master-franqueado, que acompanhe de perto a evolução da operação. Hoje, segundo a executiva, o interior de São Paulo responde por 50% do volume de vendas nas multimarcas. Nesses mercados, garante, as franquias que se instalarem ganharão exclusividade. Ainda neste ano, Belo Horizonte, Belém e Porto Alegre terão uma unidade Body for Sure. Montar uma unidade requer R$ 300 mil iniciais, fora o ponto. Novas lojas Na franquia Four Style, o investimento inicial é de R$ 160 mil. Nordeste e Sudeste são mercados prioritários para o crescimento, segundo o criador do negócio, André Luís Soares Pereira. Das oito lojas que ele planeja abrir até o fim de 2010, quatro estão reservadas para São Paulo, “preferencialmente na capital”. Na cidade, o empreendedor deseja ter como parceiro um empreendedor ou um grupo de investidores com fôlego para assumir a implantação da marca. A loja de moda fitness do grupo de Pereira (o GSP) começou a ser concebida há dois anos. “O varejo de serviços e produtos voltados para o público gay, para as pessoas da terceira idade e para beleza, saúde e culto ao corpo tende a crescer. Percebemos uma brecha para atuar com o segmento que queríamos atingir.” Para viabilizar o negócio, o grupo também instalou fábrica própria e buscou ganho de escala com vendas em lojas multimarcas. Paralelamente, testou três modelos de franquia, para shoppings, ruas e academias de ginástica, agora disponíveis para a comercialização. Four Style, complementa Pereira, também é bandeira para uma empresa de eventos esportivos e, no futuro, poderá ser licenciada para outras atividades, como academias de ginástica e centros de estética.