Após registrar leve queda de 0,3% entre o segundo e terceiro trimestre, o indicador avançou 0,7% em outubro
O indicador antecedente da Boa Vista de Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o território nacional, iniciou o 4º trimestre da forma como era esperado, apontando alta de 0,7% entre os meses de setembro e outubro na análise dos dados dessazonalizados e de 6,5% na comparação com outubro do ano passado na análise dos dados originais.
O aumento expressivo na comparação interanual refletiu nos resultados acumulados. No ano, o indicador apontava crescimento de 0,1% até o mês de setembro e agora marca alta de 1,0%. Já na análise de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses, o indicador cruzou novamente a linha da estabilidade, passando de -1,0% em setembro para uma leve alta de 0,03% em outubro.
“Como era esperado começamos a ver uma dinâmica mais positiva para o varejo no 4º trimestre, mas isso não significa que haverá um aumento expressivo nas vendas, dado que muito desse efeito se deve ao fato de que as vendas no 4º trimestre do ano passado foram mais fracas. Desde então alguns números macroeconômicos melhoram, como a inflação que está desacelerando e a taxa de desemprego que também recuou, mas a elevação dos juros, o aumento da inadimplência, assim como a incerteza em torno de como será o ano de 2023 tendem a deixar o consumidor mais cauteloso. Teremos ainda o efeito conjunto da Copa do Mundo, da Black Friday e do Natal até o final do ano e a expectativa é de que o varejo encerrará o ano em alta, mas com grandes desafios para o ano que vem”, diz o economista da Boa Vista, Flávio Calife.
Metodologia
O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista por empresas do setor varejista. As séries têm como base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.
Sobre a Boa Vista
A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio.
É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo.
A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação.
Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o CEA (Centro de Excelência em Analytics), levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance.
Fonte: Diário do Comércio