O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) chega à marca de R$ 400 bilhões nesta quarta-feira (1/3), às 19h20. O valor representa o total de impostos, contribuições e taxas pagas pela população desde o início do ano. Em 2016, esse mesmo montante foi arrecadado em 9 de março.
“Como era esperado, à medida que a recessão fosse perdendo força, a arrecadação tributária começaria a se recuperar. E esse é o grande trunfo da PEC do Teto: você controla o gasto sem a necessidade de aumentar ou criar tributos”, comenta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo. “Mais impostos somente fariam com que a recuperação da economia atrasasse”, reforça Burti.
No portal www.impostometro.com.br é possível visualizar os valores arrecadados em todos os estados e municípios, e também por período e categoria (produção, circulação, renda, propriedade). O painel foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos de qualidade. Está localizado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista, centro da capital paulista.