A crise financeira mundial fez com que as tradicionais promoções de início de ano fossem estendidas. Passado o Carnaval, as principais redes de varejo alardeiam descontos e períodos de vendas especiais, com o objetivo de estimular o consumidor – que anda ressabiado – a colocar a mão no bolso. O Magazine Luiza realiza até sábado o “Liquidão 72 Horas”, que vale para os produtos que estão expostos no site e nas lojas. Quem acessar a internet vai ver até um “cronômetro” que faz a contagem regressiva do tempo da promoção. Na unidade do centro, os vendedores comemoram a iniciativa da empresa. “O Magazine Luiza faz ofertas todos os dias. Mas essa é especial. O movimento estava muito ruim”, desabafa uma funcionária. Outra facilidade da rede é comprar agora e só começar a pagar em abril. Segundo uma vendedora, ela vale apenas para quem tem cartão de crédito do Magazine Luiza, com bandeira Mastercard – que pode ser feito na hora. “As pessoas finalmente se animaram um pouco. Entram na loja e compram.” Mas nem todos parecem estimulados pela facilidade. O sushiman José Galdino “paquerou” uma televisão Sharp de 32 polegadas na porta do Magazine Luiza. O preço: R$ 1,39 mil, valor que poder ser dividido em até 11 vezes. “Ainda estou pagando as dívidas contraídas no Natal. Além disso, o momento econômico é delicado, com tanto desemprego. Vou esperar pelo menos dois meses para comprar a TV”, detalha Galdino. “Esse tipo de mercadoria, atualmente, é supérfluo.” Já o contador Willian Marcos Teixeira afirma que, no setor dele, não há crise. “O segmento de prestação de serviços está cada vez melhor. As promoções estimulam as compras. Estou fazendo pesquisa de preço para levar um aparelho de som.” O Hipermercado Extra também segue a linha de cronometrar no site quanto falta para terminar o prazo de 48 horas de preços mais baixos, com frete grátis para a maioria dos produtos. Até o final de fevereiro, a promoção “1 Centavo Extra” está valendo: na compra de itens da promoção, e com mais um centavo, o cliente leva um produto indicado no folheto ou nas campanhas de TV. Carro de som – Já as Casas Bahia recorreram às práticas antigas de divulgação: um carro de som percorreu ontem as principais ruas do centro de São Paulo, avisando sobre as compras com o primeiro pagamento só em abril. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, a campanha “Saldão, com Primeiro Pagamento só em Abril” é válida para todas as lojas da rede. As condições de pagamento são variáveis, e o consumidor deve conferir em cada unidade da rede as opções, de acordo com o item escolhido. O Ponto Frio realiza o Saldão de Carnaval, com parcelamento em até 12 vezes sem juros, e com frete gratuito para a região sudeste, para compras acima de R$ 99. Alguns itens são anunciados com até 10% de desconto. Ofertas fora de época – Para o vice-presidente da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, a Anefac, Miguel de Oliveira, as ofertas “fora de época” representam uma tentativa de levantar o movimento. “As lojas que vendem roupas, por exemplo, fazem uma venda especial com o objetivo de renovar o estoque, em razão da troca de estação. Não é o caso das grandes redes de varejo. Os descontos e facilidades servem para fazer caixa”, diz Oliveira. Segundo ele, é normal fazer promoções em janeiro, porque os consumidores gastam em dezembro e seguram as compras todo início de ano. “Mas com o desemprego em alta e o medo de gastar fizeram com que as empresas esticassem o período de ofertas. Essas promoções são, na verdade, mais um sinal da crise econômica.” Para o executivo da Anefac, o Dia das Mães, considerada a segunda melhor data pelos comerciantes, será positivo em razão das ofertas especiais. “Se não fossem as promoções, poderia haver queda nas vendas. Com elas, o movimento, em relação ao Dia das Mães de 2008, será mantido.”