Máscaras, confetes, perucas e fantasias invadiram as gôndolas das grandes redes de supermercados. Além dos produtos para a folia, bebidas e carnes para churrasco são as grandes apostas do carnaval. Quem viaja no período também aproveita para abastecer o carro com alimentos, bebidas, guloseimas e produtos de limpeza. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as vendas do período deverão aumentar 5% em relação ao ano passado. Para o presidente da entidade, Sussumu Honda, a explicação está no calendário. “No ano passado, a comemoração caiu no início de fevereiro, prejudicando um pouco o desempenho do setor”. Já a expectativa para os itens sazonais, como bebidas, acessórios de festa e produtos de praia, é de aumento de 20% em relação a igual período de 2008, com pico entre hoje e amanhã. As lojas do Grupo Pão de Açúcar oferecem opções tanto para quem vai ficar em São Paulo como para quem vai viajar. Com um mix variado, o hipermercado Extra espera vender 20% a mais em relação ao evento do ano passado. Um dos motivos são as ofertas nos itens sazonais, com preços iguais ou menores que em 2008. Fantasias de pirata, palhaço e cigana são encontradas a partir de R$ 12,90. A expectativa da seção é crescer 15% ante o ano passado. E os consumidores “anticarnaval” podem aproveitar a seção de bazar, com produtos de camping. Barracas e cadeiras de praia ganham destaque. A seção de bebidas é uma das mais procuradas nesta época do ano. Além da cerveja, carro-chefe das vendas, o movimento é grande nas gôndolas de destilados, águas minerais, sucos prontos e isotônicos. Em janeiro, o faturamento da categoria sem álcool cresceu 15% na comparação com janeiro de 2008. Entre os dias 20 e 23 de fevereiro, o grupo espera elevação de 20% nas vendas de cerveja ante o ano passado. A expectativa é comercializar um total de 2,5 milhões de dúzias de latas nas bandeiras da rede – Extra, CompreBem, Pão de Açúcar e Sendas . O clima de festa também chegou às lojas Wal-Mart. As prateleiras estão coloridas com máscaras, perucas e fantasias. De acordo com a diretora comercial da rede, Sandra Haddad, a projeção é aumentar as vendas dos itens sazonais em 15% sobre o carnaval do ano passado. Produtos específicos como cadeira de praia, guarda-sol, caixas térmicas, malas e pneus são destaques. “Para esses itens, a empresa aumentou seu sortimento em 50%; e as vendas devem ser em média 20% superiores às do ano passado”, diz. As outras bandeiras da rede – Bompreço e Hiper Bompreço – prepararam um mix com 600 itens para atender a clientela no período carnavalesco. O principal destaque são as bebidas. No Nordeste, onde a sazonalidade é ainda mais representativa, a venda de cervejas e destilados aumentará cerca de 70% no período do carnaval em relação a dias normais. Já o Carrefour aposta em churrasco e cerveja na comemoração de Momo. A rede acredita que comercializará cerca de 4,5 toneladas de carnes especiais nos quatro dias de carnaval, como picanha, contra-filé, costela, asa, coração de frango e espetinho de cordeiro. Sorvetes, frutas e ventiladores para espantar o calor são outros produtos que ganham as gôndolas.