Campanha inédita garante oportunidades para renegociar dívidas, limpar o nome e reabilitar o acesso ao crédito para o Dia das Mães
A Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp) promove, a partir de segunda-feira (15), a primeira edição da Campanha de Redução da Inadimplência. Essa é uma grande oportunidade para consumidores limparem o nome e se reabilitarem para as compras do Dia das Mães.
A Campanha acontece durante horário comercial no Centro de Atendimento da Acirp, de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h, e vai até o dia 10 de maio. As negociações são feitas caso a caso e, em geral, o consumidor obtém descontos nos juros e nas multas, além de prazos, o que é muito vantajoso para quem realmente deseja encontrar o melhor acordo.
Segundo o presidente da Acirp, Paulo Sader, a Campanha visa atingir o consumidor que, por conta dos compromissos de início de ano – IPVA, IPTU, material escolar etc – precisou deixar de pagar algumas contas para conseguir fechar o orçamento doméstico.
“Preparamos essa ação pensando no consumidor que esteve ‘apertado’ nesse primeiro trimestre e acabou não conseguindo honrar compromissos financeiros – e ele terá ótimas condições para poder se reabilitar; e pensando no empresário, que terá a oportunidade de receber esse dinheiro de volta, o que faz a roda da economia continuar girando, fomentando o comércio e gerando emprego e renda para a população. O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o comércio”, explica.
A Campanha segue com as condições especiais de pagamento por meio da ferramenta “Amigo do Crédito”. Dessa forma, as empresas parceiras dão à Acirp o direito de negociar a dívida do consumidor, sem necessidade dele se dirigir até o estabelecimento credor, com descontos, podendo chegar até taxa nula de juros.
São mais de 300 de empresas participantes, sendo a maioria delas ligadas ao setor do comércio e serviços. Poderão ser feitos acordo junto a escolas, planos de saúde, lojas do varejo, entre outros. Após a dívida negociada, o consumidor recebe os boletos e em até 72 horas após o pagamento da primeira parcela, ele tem o nome retirado da base de dados.
“Uma força tarefa como essa resgata não só o fôlego do empresário com o advento dos consumidores reabilitados no mercado, como também oferece condições especiais para a quitação da dívida”, destaca a Coordenadora do SCPC da Acirp, Luciene Silvestre. Para ela, a rapidez do processo é outro diferencial que torna esta ação especial.
“Em muitos casos quando o consumidor procura quitar o débito, ele precisa esperar todo o trâmite administrativo da empresa chegar ao banco de dados para que o pedido de reabilitação seja aceito. Nesta iniciativa, em até 72 horas após o pagamento da primeira parcela do acordo, o consumidor tem seu nome retirado da base de débitos onde constava a inadimplência.”
Atualmente, Rio Preto tem 50.809 consumidores inadimplentes e 97.145 dívidas somente no birô da Boa Vista SCPC, o que equivale a uma dívida total no município no valor de R$55.796.212,42.
“Nosso objetivo é fazer, em cada grande data comemorativa, uma edição desta Campanha de Redução de Inadimplência. A expectativa para esta primeira edição é de que consigamos reabilitar, pelo menos, 10% dos consumidores inadimplentes do banco de dados do SCPC. Por isso, essa ação se torna uma importante aliada aos que desejam ficar em dia com as contas para voltar a ter acesso ao crédito para as compras”, explica Paulo Sader.
O público será atendido gratuitamente por uma equipe devidamente treinada, recebendo toda orientação individual sobre como proceder na renegociação da dívida. Os interessados deverão comparecer no Centro de Atendimento da Acirp portando um dos seguintes documentos pessoais: RG, CPF ou CNH. No local, os consumidores receberão a consulta gratuita do CPF para identificação do valor da dívida e do nome do credor.
Serviço:
Campanha de Redução da Inadimplência
Onde: Rua Silva Jardim, 3099 – Centro de Atendimento da Acirp
Horário: Segunda a sexta, das 8h às 18h. Aos sábados, das 8h às 12h. Na sexta-feira, 19 de abril, o Centro de Atendimento não funcionará.
A ação acontece de 15 de abril a 10 de maio. Tanto o atendimento, quanto a negociação são gratuitos.