A presidente da Acirp, Adriana Neves, discorre em seu artigo, originalmente publicado no Jornal Bom Dia, sobre a importância das datas comemorativas de fim de ano. Confira abaixo o texto na íntegra.
Todo ano a gente ri, todo ano a gente chora, todo ano a gente se renova! Todo ano partimos para a luta e enfrentamos um ringue de obstáculos. Mas, todo ano, superamos. Todo ano! Isso porque nenhum ano é igual a outro. E, todo ano, uma nova lista de ações é encomendada a cada um de nós; seja pelos outros, seja por nós mesmos.
Assim como todo ano vislumbramos uma dieta, aquela do corpo, ou da alma, a gente entende que certas coisas fogem do nosso entendimento, e nada melhor que cabeça tranquila e coração aberto para enfrentá-las.
Natal é o tempo de despertar! Não podemos esquecer que, independente de religião, esta é a comemoração do nascimento de Jesus Cristo. É o momento em que as emoções e os sentimentos estão à flor da pele. Muitas pessoas aproveitam para fazer suas promessas e orações. Mas, não deixe apenas para o Natal aquilo que, todos os dias, você pode fazer. Não perdoe somente no Natal, não “adote” uma criança somente no Natal, não espere para rever sua família somente no Natal. Faça isso todos os dias! Perdoe: você não imagina como faz bem à alma e ao coração!
Adote várias famílias doando à uma instituição de caridade aquilo que lhe convém, físico ou afetivamente; estreite laços com seus familiares, seja por meio de um telefonema ou até mesmo de um post no Facebook. Mas, acima de tudo, doe-se! Seja voluntário nas coisas simples da vida: doe amor e carinho, doe atenção. Pode parecer pequeno, mas para quem recebe é uma emoção imensurável! É aí que mora o verdadeiro valor da vida.
A todos, que comigo compartilharam as alegrias e as tristezas de um ano pra lá de intenso, o meu agradecimento. Todo ano é novo, e cabe somente a nós enfeitá-lo com sentimentos, desafios, superações e, claro, com aquela pitada de amor em tudo o que fazemos. Só assim, a receita do Ano Novo se cumprirá, dentro ou fora das nossas expectativas, mas com o ingrediente principal: o ato de viver intensamente!
Meus votos para 2014? Seja feliz! Porque no final das contas, o que importa mesmo é aquilo que te faz bem. Feliz Natal e um próspero Ano Novo!