Iniciativa faz parte do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), da qual a Acirp é executora no polo de Rio Preto, e contará com oito encontros divididos por setores econômicos
A Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp), que é a executora desde maio de 2023 do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) – Núcleo Rio Preto, realiza entre os dias 05 e 08 de março, a primeira edição da Semana de Comércio Exterior da Região Metropolitana de São José do Rio Preto (SECEXP). Serão três edições do evento ao longo do ano, e nesta primeira, o evento abrangerá os setores econômicos de Cosméticos, Serviços de Tecnologia, Arte Contemporânea, Franquias, Alimentos Industrializados, Chocolates e Balas, Reciclagem Animal e PET.
Essa capacitação será de forma coletiva e direcionada por segmentos da economia; afinal, as dores do setor de cosméticos não são as mesmas dores do setor de franchising, por exemplo. Além disso, é totalmente gratuita e acontece no formato online executada como uma conversa aberta entre o coordenador do projeto e convidados. Ao todo, serão oferecidos oito encontros, sendo dois por dia – às 9h e às 11h – que abordarão, dentre outros tópicos, os caminhos para exportar, as oportunidades que existem no mercado e os principais desafios a serem superados.
Para o Coordenador do Núcleo Operacional do PEIEX Rio Preto/Acirp, Waelte Ferraz Junior, o SECEXP é um evento de capacitação completamente inovador. “Essa iniciativa não se resume a um cursinho de comércio exterior onde alguém fala de forma generalista sobre o assunto; é um evento que terá uma comunicação totalmente direcionada para cada setor da economia, com especialistas que entendem os desafios e as oportunidades que esse setor tem, além de vivenciar suas dores. Ao longo de 1h30, os participantes poderão conhecer na prática como esses experts se tornaram referência internacional no seu setor de atuação.”
De acordo com o ComexStat, a região metropolitana de Rio Preto tem um papel bastante ativo nas exportações; conjuntamente, as 37 cidades foram responsáveis pela exportação de US$ 1,25 bi em 2023. No entanto, esse montante está concentrado nos produtos das indústrias alimentares, produtos de origem animal e produtos do reino vegetal, sendo em primeiro lugar, açúcares da cana; em segundo, carne bovina e em terceiro, leveduras.
“Nos orgulhamos de ter em nossa região empresas que desbravam o cenário internacional e que auxiliam de forma substancial da balança comercial, tornando-a superavitária em algumas cidades, porém, começamos a buscar respostas do porquê empresas de pequeno porte e até mesmo de serviços não entravam nessa lista, e a primeira coisa que descobrimos é que além do famoso “custo Brasil” que tanto conhecemos, há uma falta de cultura de exportação que atinge a todos os bolsões empresariais em nosso país”, explica Waelte.
Com o objetivo de mudar esse cenário e de trazer para a pauta exportadora o maior número possível de empresas, a Acirp deu o primeiro passo tornando-se a primeira Associação Comercial do Estado de São Paulo – e a segunda do Brasil – a executar o PEIEX da ApexBrasil, que objetiva capacitar as empresas de forma gratuita e personalizada. Entre 2021 e 2023, mais de cinco mil empresas foram capacitadas e em nossa região já auxiliou mais de 60 empresas a iniciarem sua jornada de exportação e ainda capacitará muito mais até o próximo ano.
“Enquanto o PEIEX visa mudar a cultura de uma empresa, abrindo os olhos da mesma para as oportunidades que existem na exportação, percebemos que somente o projeto em si não seria suficiente para atender todas as dúvidas que uma empresa teria nessa jornada. Sabemos, no entanto, que todo projeto que perpassa por mudança de cultura, nesse caso a cultura exportadora, é um projeto de cauda longa, e a fim de acelerar esse processo, um evento inovador”, comenta Waelte.
Abrindo a programação no dia 05, às 9h, o encontro debate os caminhos para a exportação de cosméticos. Mediado pelo coordenador do PEIEX São José do Rio Preto, Waelte Ferraz Jr, os participantes falarão sobre cuidados necessários na negociação e venda de produtos cosméticos mundo afora, assim como Tiago Milani, representante do projeto setorial “Beautycare Brazil”, que mostrará os benefícios das ações desenvolvidas entre a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e a ApexBrasil. Aline Haick, trará o case de sucesso de sua empresa para compartilhar aprendizados e visão de negócio e Lucas Cury, um profissional com ampla experiência, irá compartilhar insights poderosos e fundamentais para o sucesso no comércio exterior.
O segundo encontro, às 11h, abordará os cuidados necessários na negociação e venda de tecnologia da informação. Gabriela da Silva, líder operacional do projeto setorial Brasil IT+, parceria entre a Softex e a ApexBrasil, mostrará os benefícios das ações desenvolvidas por esse projeto; já Klara Elisa Salvalagio, profissional com ampla experiência, irá compartilhar insights poderosos e fundamentais para o sucesso no comércio exterior.
No dia 06, o primeiro encontro abordará os cuidados necessários na negociação e venda de arte contemporânea mundo afora. A Gerente de Projetos responsável pelo projeto setorial Latitude, Adriane Freitag, mostrará os benefícios das ações desenvolvidas entre ABACT (Associação Brasileira de Arte Contemporânea) e ApexBrasil. Baixo Ribeiro trará o case de sucesso de seu trabalho como curador especializado em arte pública e novas linguagens digitais para compartilhar aprendizados e visão de negócio.
A segunda capacitação do dia aborda os caminhos para o acesso de franquias ao mercado internacional. Bruno Amado, gerente de projetos internacionais e responsável pelo projeto Franchising Brasil, mostrará os benefícios das ações desenvolvidas entre a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a ApexBrasil. Bruno Arena trará o case de sucesso de sua empresa para compartilhar aprendizados e visão de negócio. Já Nélio de Castro Gomes, profissional com ampla experiência, irá compartilhar insights poderosos e fundamentais para o sucesso no comércio exterior.
No penúltimo dia, o primeiro encontro debate a exportação de biscoitos, massas alimentícias, pães & bolos industrializados. O Gerente do Projeto Setorial “Brazilian Biscuits, Pasta, Breads & Cakes”, Rodrigo Iglesias, mostrará os benefícios das ações desenvolvidas entre a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) e a ApexBrasil. Aline Campos Cruz trará o case de sucesso de sua empresa para compartilhar aprendizados e visão de negócio e Joice Pelegrino, uma profissional com ampla experiência, irá compartilhar insights poderosos e fundamentais para o sucesso no comércio exterior.
Em seguida, o encontro aborda a negociação e venda de chocolates, balas & gomas e amendoim mundo afora, com a participação de Andréa Ferrari, representante do projeto setorial “Brazil Sweet and Snacks”, que mostrará os benefícios das ações desenvolvidas entre a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) e a ApexBrasil. Já Adriano Colombo Gabaldi trará o case de sucesso de sua empresa para compartilhar aprendizados e visão de negócio.
Encerrando a programação, o primeiro encontro explica as oportunidades para a exportação de produtos de reciclagem animal. Juliano Hoffman, representante do projeto setorial “Brazilian Renderers”, mostrará os benefícios das ações desenvolvidas entre a ABRA (Associação Brasileira de Reciclagem Animal) e a ApexBrasil. Pedro Cesar Giglio trará o case de sucesso de sua empresa para compartilhar aprendizados e visão de negócio, além de uma conversa com o profissional com ampla experiência, Humberto Zart.
No último encontro, os convidados debatem sobre a negociação e venda de produtos do segmento PET. Marcella Félix, gerente de projetos do Instituto PET Brasil, mostrará os benefícios das ações desenvolvidas em conjunto com a ApexBrasil; e Carlos Gustavo de Camargo Ferraz Machado trará o case de sucesso de sua empresa para compartilhar aprendizados e visão de negócio.
SOBRE O PROGRAMA
O PEIEX é um programa executado nacionalmente pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos – ApexBrasil, estando presente em 18 estados e 61 municípios com núcleos instalados. O núcleo operacional de São José do Rio Preto, de responsabilidade da ACIRP, juntamente com o polo operacional de Fernandópolis, que conta com a parceria da ACIF, é responsável por uma região que abrange 109 cidades no interior do estado de São Paulo.
ENGAJAMENTO REGIONAL
Em um movimento inédito, a Acirp, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Rio Preto, desenvolveu uma Estrutura Analítica de Exportação que tem quatro pilares: o de planejamento, que consiste em entender qual é o potencial econômico de cada cidade da Região Metropolitana e fazer o mapeamento a fim de estruturar ações voltadas para esse setor; o de educação, que consiste em apoiar, fomentar e educar empresas para que as mesmas possam receber informação a respeito de oportunidades e desafios ao exportar e como se aproveitar desse movimento de diversificação de vendas; o de promoção, que consiste em uma forte base de empresas devidamente capacitadas e com apoio de instituições e programas no âmbito estatal e/ou federal para promover as empresas da nossa região no exterior, seja por intermédio da participação ativa dos empresários em missões de negócios internacionais ou atração de compradores internacionais para nossa região; e, por fim, o de infraestrutura que, por intermédio de políticas públicas, visa atrair investimentos para nossa região afim de estabelecer estrutura física que maximize o potencial exportador da região, um exemplo seria o estabelecimento de uma ZPE – Zona de Processamento para Exportação ou a retomada do Porto Seco.
INSCRIÇÕES
A programação completa e inscrição gratuita estão disponíveis no site: www.acirpriopreto.com.br