Experimentar, usar, degustar e, depois, comprar. Essa é a lógica da distribuição de amostras grátis dos produtos, feita pelos fabricantes e comerciantes. O objetivo é o de conquistar o cliente e torná-lo fiel. As empresas garantem que dá certo. De acordo com o supervisor de vendas da Vitaderm, Marcelo Moraes, as amostras grátis são responsáveis por 20% do total de vendas da empresa. “Todas as lojas exibem os sachês de amostras grátis nos balcões de atendimento. Quando uma cliente leva um determinado produto, a vendedora já a presenteia com uma amostra de outro, para que ela possa conhecê-lo e apreciá-lo”, diz Moraes. “O consumidor já espera o brinde. Quando não tem, ele pede. É tradicional”. Outra prioridade da Vitaderm são os profissionais da beleza. “As equipes visitam os salões de cabeleireiros e as clínicas de estética para vender os produtos e deixar as amostras. Na conversa subsequente, esses representantes ficam sabendo a opinião deles, e os pedidos aumentam.” A empresa foi fundada há 25 anos e sempre adotou as amostras. A Mr. Bey Sobremesas, indústria especializada em sobremesas congeladas, como torta, mousse, petit gateau, adotou a ferramenta de marketing há três anos. “O público na ponta, como o que compra em supermercados, pode experimentar os produtos, e são atendidos por até dois degustadores. De cada dez clientes que são abordados, e recebem apenas informações, só um compra o produto. Mas a proporção sobe para três, quando os consumidores têm a oportunidade de saborear”, detalha o gerente comercial da Mr. Bey, Fernando Ruas. Segundo ele, os compradores de restaurantes, bufês, hotéis, e os maîtres, também são prioridades para a empresa. “São profissionais que têm decisão de compra nos estabelecimentos.” Ruas afirma que, do total da verba destinada para o marketing, 5% vão para as amostras grátis. Pesquisa – As amostras grátis conquistam mais o cliente do que descontos no preço de um produto. É o que mostra pesquisa feita pela Ogilvy Action. “O levantamento teve o objetivo de entender melhor a decisão de compra do consumidor que está no ponto-de-venda. O resultado é que pelo menos 74% deles tomam uma resolução na hora de levar algo, como a opção por uma determinada marca, ou quantas unidades vai adquirir”, revela o diretor geral Ogilvy Action, Adrian Finch. Algumas ações levam o cliente a tomar a decisão. “A amostra grátis é uma promoção mais eficiente do que o desconto no preço de um item. Para o comerciante, significa um diferencial no ponto-de-venda – a ferramenta chama a atenção. Para o consumidor, trata-se de uma experiência a mais na compra. É uma ação que agrada os frequentadores de um supermercado, por exemplo”, diz Finch. “Os fabricantes e os comerciantes se tornam parceiros para oferecer ao consumidor a oportunidade de experimentar um produto.” Aproximadamente 14 mil pessoas, de 28 países, foram ouvidas para a pesquisa. Do total, 90% disseram ter comprado algum produto depois de ter recebido as amostras grátis dele. A ação estimulou 54% dos entrevistados a mudar de marca e 28% compraram sem ter necessidade, depois de terem experimentado algum item gratuitamente.