A ABF – Associação Brasileira de Franchising tem a honra de anunciar as marcas chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising 2019 (veja a lista completa abaixo). Pioneiro e principal distinção do mercado brasileiro de franquias, o SEF chega a sua 29ª edição, com números recordes.
Este ano, a entidade recebeu 277 inscrições e 231 marcas conquistaram a chancela. A entrega do troféu para cada uma das redes chanceladas será feita na tradicional cerimônia do Prêmio ABF Destaque Franchising e do SEF 2019, que será realizada em 26 de abril, no WTC Hall, em São Paulo.
O Selo da ABF é, em última instância, um indicador de excelência dada à empresa franqueadora por seus parceiros franqueados. São eles que, por meio da Pesquisa do SEF, avaliam a marca e, de acordo com a pontuação obtida por ela, ratificam a chancela entregue pela entidade.
Para André Friedheim, presidente da ABF, “ao longo de quase trinta anos de história do Selo, constatamos o quanto essa chancela contribuiu e tem contribuído para que as redes que atuam no Brasil busquem cada vez mais a excelência em suas operações e, o que é melhor, tendo como referência a opinião dos seus respectivos parceiros franqueados. Hoje sabemos que estampar a logomarca do SEF nas unidades de franquias é um símbolo de qualidade e credibilidade da marca no mercado brasileiro”. Ainda de acordo com o presidente, “vale ressaltar que existem no Brasil cerca de duas mil e oitocentas redes de franquias e menos de dez por cento fazem parte desse seleto grupo de chanceladas. Nesse sentido, por meio do Selo, a ABF exerce um importante papel no desenvolvimento do setor e em estimular as redes a se firmarem com operações sólidas e em aprimoramento constante”.
Todo o trabalho que envolve o SEF é coordenado pela Comissão de Ética da Associação. De acordo com Jae Ho Lee, presidente do colegiado, “o Selo instituído pela ABF reflete o próprio desenvolvimento e amadurecimento do setor de franquias no País. Ele funciona também, de certo modo, como um termômetro e um instrumento de valorização e fortalecimento da relação franqueador e franqueado”.
Este ano, a ABF incluiu uma nova categoria no SEF. A Mega contempla as marcas com, no mínimo, 100 franqueados, 200 unidades em operação e que atuam no franchising há ao menos 15 anos. Segundo o presidente da Comissão de Ética, ao criar a categoria Mega, a ABF readequa o posicionamento das maiores e mais tradicionais redes de franquias do mercado brasileiro no Selo de Excelência em Franchising.
Categorias do SEF
O Selo de Excelência em Franchising passa a ser dividido agora em quatro categorias. Além da Mega, as demais são: Pleno: referente às redes de franquias com no mínimo 5 franqueados, 10 unidades e 2 anos operando no mercado. Sênior: marcas que possuem acima de 15 franqueados, de 30 operações e ao menos 5 anos no franchising. Máster: redes que contam com no mínimo 30 franqueados, 60 unidades e operam no setor há mais de 10 anos.
Destaques do SEF 2019
Na noite de cerimônia de entrega dos troféus às 231 marcas chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising, a ABF tem a honra de anunciar as redes que se destacaram em cada uma das quatro categorias do SEF, de acordo com os resultados da Pesquisa.
O destaque do 29º Selo de Excelência na Categoria Pleno é a rede CF Contabilidade. Na Categoria Sênior projetou-se a marca Centro de Ensino Grau Técnico. Já a homenageada na Categoria Máster é a rede inFlux English School. Por fim, na Categoria Mega, o destaque na Pesquisa do SEF é a franquia Kumon.
Troféu Especial
Em reconhecimento às marcas mais tradicionais do franchising brasileiro, que vêm conquistando números expressivos de selos ao longo dos anos, a ABF as homenageia com um troféu especial.
As redes laureadas no 29º Selo de Excelência em Franchising são:
Por 20 chancelas até 2019 – Ouro: China in Box e Imaginarium.
Por 15 chancelas até 2019 – Prata: 5àsec, Água Doce Sabores do Brasil, CCAA, Learning Fun e Microlins.
Por 10 chancelas até 2019 – Bronze: CI, Hope Lingerie e Werner Coiffeur.
Confira a lista completa das marcas chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising ABF 2019:
Pleno | Sênior | Máster | Mega |
ABC DA CONSTRUÇÃO | 10 PASTÉIS | ÁGUA DOCE SABORES DO BRASIL | 5ÀSEC |
ACQIO | A FÓRMULA | AUTHENTIC FEET | AREZZO |
ALPHAGRAPHICS | ACQUAZERO | CEBRAC – CENTRO BRASILEIRO DE CURSOS | CARMEN STEFFENS |
AMBIENTEC MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE | ACTIONCOACH BRASIL | CHINA IN BOX | CASA DO CONSTRUTOR |
ARTEX | ANACAPRI | CI | CCAA |
ARTWALK | APOLAR IMÓVEIS | CLUBE MELISSA | CHILLI BEANS |
BALONE | ARQUIVAR – GESTÃO DE DOCUMENTOS | COIFE ODONTO | CNA |
BELLA CAPRI PIZZARIA | AUXILIADORA PREDIAL | COLCCI | FISK CENTRO DE ENSINO |
BELLA GULA | AVATIM | DEPYL ACTION | HABIB´S |
BRITISH AND AMERICAN | BAGAGGIO | DIVINO FOGÃO | HERING STORE |
CASA BAUDUCCO | BEBELU SANDUÍCHES | DOCTOR FEET | IMAGINARIUM |
CASA DA EMPADA | BIBI | DROGARIAS MAX | INSTITUTO EMBELLEZE |
CASA PILÃO | BILLY THE GRILL BURGER & GRILL | EMAGRECENTRO | JET OIL |
CATA-VENTO | CAFÉ DO PONTO | FARMA & FARMA | KOPENHAGEN |
CETELBRAS EDUCACIONAL | CAMARÃO & CIA | FEDERAL INVEST | KUMON |
CF CONTABILIDADE | CAPODARTE | FIRST CLASS | MICROLINS |
CONSTANCE | CASA DE BOLOS | FLASH COURIER | MORANA |
COR & UNHA LTDA. | CAVERNA DO DINO | FLYTOUR FRANCHISING | MULTICOISAS |
DENTAL ARTE | CHIQUINHO SORVETES | GRILETTO | O BOTICÁRIO |
DIOLASER | CIA. MARITIMA | HAVAIANAS | ÓTICAS CAROL |
DOCTOR MED CLÍNICA MÉDICA PARTICULAR | CÓDIGO GIRLS | HOPE LINGERIE | REI DO MATE |
DR JARDIM | DAMÁSIO EDUCACIONAL | IE INTERCAMBIO NO EXTERIOR | SPOLETO |
EMPRESTA BEM MELHOR | ESCOLA GUGA TENIS | IGUI | WIZARD BY PEARSON |
ESPAÇOLASER | EVIDENTE | INFLUX ENGLISH SCHOOL | YÁZIGI |
ESPETTO CARIOCA | EVOLUTE CURSOS PROFISSIONALIZANTES | JIN JIN | |
EXPENSE REDUCTION ANALYSTS – E.R.A BRASIL | EXPERIMENTO | JORGE BISCHOFF | |
FARMÁCIA ARTESANAL | FARMELHOR | LOCALIZA HERTZ | |
FARMÁCIA ROVAL | FASTFRAME – MOLDURA NA HORA | MAGRASS | |
FAST AÇAÍ | FOTOTICA | MCDONALD´S | |
FÓRMULA PIZZARIA | GENDAI JAPANESE FAST FOOD | MEGAMATTE | |
FUEL THE EYEWEAR COMPANY | GOU | MINDS ENGLISH SCHOOL | |
GIOLASER – GIOVANNA ANTONELLI | GRAU TÉCNICO | MMARTAN | |
GUARIDA IMÓVEIS | GUIA-SE NEGÓCIOS PELA INTERNET | MONTANA GRILL EXPRESS | |
HAPPY CODE | HERING KIDS | MR. MIX – MILK SHAKES | |
HELP! LOJA DE CRÉDITO | HINODE | MR. PRETZELS | |
HOT N’ TENDER | HOME ANGELS | NUTTY BAVARIAN | |
INSPIRAR | IGA | ODONTOCLINIC | |
INSTITUTO BRASILEIRO DE LÍNGUAS | INSTITUTO MIX | ORTHODONTIC | |
LEARNING FUN | LIG LIG DELIVERY | PARMEGGIO GRELHADOS E LANCHES | |
LEZ A LEZ | LOFT | PATRONI PIZZA | |
LIZ LINGERIE | MAGIC FEET | PBF – INGLÊS E ESPANHOL | |
LOJAS CALCI | MANIA DE CHURRASCO! PRIME STEAK HOUSE | PORTOBELLO SHOP | |
LOUCOS POR COXINHA | MARIA BRASILEIRA | PUKET | |
LOUYT | MARY HELP | QUALITY LAVANDERIA | |
MAKE-UP ESTETICA AUTOMOTIVA | MERCADÃO DOS ÓCULOS | REDEORTO | |
MIL MILK SHAKES | MICROCAMP | RESTAURA JEANS | |
ORTOPLAN – ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS | MOLDURA MINUTO | S.O.S COMPUTADORES | |
PARTMED SAÚDE E MEDICINA | NÃO+PÊLO | SANTA LOLLA | |
PELO ZERO DEPILAÇÃO | NTW CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL | SKILL INGLÊS E ESPANHOL | |
PEZINHO E CIA | ODONTOCOMPANY | SODIÊ DOCES | |
PINGU´S ENGLISH CENTER | ON BYTE | SORRIDENTS | |
PORTO DO SABOR | ONODERA ESTÉTICA | SUPERA – GINÁSTICA PARA O CÉREBRO | |
PROCOB | ORAL SIN IMPLANTES | THE KIDS CLUB – INGLÊS SÓ P/ CRIANÇAS | |
QG JEITINHO CASEIRO | ORTHOCRIN | TIP TOP | |
RISOTTO MIX GASTRONOMIA | ORTHOPRIDE | UNIDAS ALUGUEL DE CARROS | |
RONALDO ACADEMY | OUTLET LINGERIE | UPTIME CONSULTANTS – COMUNICAÇÃO EM INGLÊS | |
SÓBRANCELHAS | PARK IDIOMAS | WORLD TENNIS | |
SP IMPLANTES TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS | PELLO MENOS DEPILAÇÃO | YES! | |
SPÉ O SPA DO PÉ | PEOPLE COMPUTAÇÃO | ||
SPEDINI TRATTORIA EXPRESSA | PHARMAPELE | ||
STALKER | PITICAS MODA CRIATIVA | ||
STERNA CAFÉ | POSÉ | ||
SUCÃO | PUC | ||
SUPER ESTÁGIOS | RAGAZZO | ||
UNITED INSTITUTE | REMAX | ||
USAFLEX | REDE ORTOESTÉTICA | ||
VALISERE | ROCKFELLER LANGUAGE CENTER | ||
VIZINHANDO GASTRONOMIA DE BAR | SOBRANCELHAS DESIGN | ||
YES! COSMETICS | SPLASH | ||
YOGGI | SUCO BAGAÇO | ||
TEVAH | |||
TOUCH | |||
TRADICIONAL BOLOS CASEIROS | |||
TRATABEM | |||
VAZOLI | |||
VIA MIA | |||
VIVENDA DO CAMARÃO | |||
WERNER COIFFEUR | |||
WORLD STUDY |
Metodologia do SEF
A ABF promove todos os anos o Selo de Excelência em Franchising – SEF, sendo seu principal benefício fornecer à rede franqueadora uma ampla pesquisa de satisfação feita com os franqueados das marcas participantes. Essa pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens. O questionário de satisfação atual conta com 21 perguntas. As perguntas são agrupadas em 5 Índices de Performance (Global, Econômica, Operacional, Relacionamento e Sustentabilidade), sendo que cada questão possui um peso diferente na composição de seu índice. Após essa aferição, ainda é concedido um bônus baseado em critérios de sustentabilidade e retorno financeiro. Dependendo do nível de satisfação obtida pela rede individualmente (medido por uma média ponderada dos itens mencionados anteriormente) e atrelada à comparação deste resultado com o obtido com os demais participantes na mesma categoria, a marca franqueadora poderá ser chancelada e receber o Selo de Excelência em Franchising.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.