O franchising brasileiro mantém sua trajetória ascendente com um crescimento nominal de 5,1% no primeiro trimestre de 2018. O faturamento passou de R$ 36,890 bilhões para R$ 38,762 bilhões. Considerando-se os últimos 12 meses, o crescimento foi de 7% (variação de R$ 154,426 bilhões para R$ 165,190 bilhões), segundo a última pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Franchising – ABF. No período, registrou-se também crescimento em número de unidades em operação (1%) e postos de trabalho (0,9%). Os lançamentos e tendências deste setor serão o foco da 27ª ABF Franchising Expo, vitrine oficial do mercado de franquias brasileiro, que ocorre de 27 a 30 de junho, no Expo Center Norte. São esperadas cerca de 400 marcas expositoras, do Brasil e do Exterior, e uma visitação de 65 mil empreendedores.
Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, “estamos vivendo um momento de mudança da maré: inflação baixa, crescimento do PIB, recuperação dos índices de confiança. Tudo isso em um ambiente com custos mais baixos, especialmente os relacionados a imóveis. Logo, é um ótimo momento para investir e estar posicionado para a nova curva de crescimento que se avizinha. Na ABF Franchising Expo, empreendedores de diferentes perfis poderão conferir o que as redes estão preparando para este momento, além de outras inovações em termos de modelo, faixa de investimento, nichos e condições especiais”.
De acordo com a ABF, os segmentos do franchising que mais cresceram no primeiro trimestre de 2018 foram Hotelaria e Turismo (14,9%), Serviços e Outros Negócios (9,3%), Entretenimento e Lazer (7,8%), Alimentação e Limpeza e Conservação (ambos 6,6%).
Nos 31 mil m² de feira, a ABF Expo 2018 está se preparando para apresentar opções de franquias nos mais variados setores da economia nacional, com investimento inicial a partir de R$ 3 mil até mais de R$ 1 milhão, dos segmentos já citados e outros como Moda, Serviços Educacionais, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Casa e Construção, Serviços Automotivos e Comunicação, Informática e Eletrônicos. Completando o ecossistema do setor, participam também da feira fornecedores do franchising, shopping centers e pontos comerciais. Outro destaque desta edição, o Boulevard de Microfranquias reunirá modelos de negócios com investimentos iniciais que variam de R$ 3 mil a R$ 90 mil.
A pesquisa da ABF apontou movimentos importantes em relação ao ponto de venda, que também se refletem na feira de franquias. Depois de um ano de estabilidade, o crescimento de pontos de venda, modelos de operação e canais de venda não tradicionais (ou seja, além de lojas de rua e shoppings) se mostrou mais presente. Por exemplo, em relação à localização das unidades, a participação da modalidade Outros (que abrange condomínios residenciais e comerciais, universidades e clubes) no total de unidades chegou a 5% em 2018, contra 3% em 2017, enquanto a participação das Lojas de rua e Shopping apresentou queda (de 66% para 65% e de 23% para 21%, respectivamente).
Em termos de modelo de operação, aumentou também a participação da modalidade Outros, que abrange operações Home Based, Delivery e Venda Direta, passando de 3% para 5%, enquanto que as lojas tradicionais caíram de 90% para 88% em participação. Os Quiosques mantiveram a participação de 7%. Por fim, quando analisamos o canal de venda utilizado, a modalidade Outros (Delivery, Venda Direta, Televendas) saltou de 3% para 6%. Cresceu de forma considerável também a participação das lojas franqueadas no faturamento das redes, que antes respondiam por 71% das vendas e agora respondem por 82%.
“Esses dados mostram que os formatos alternativos têm muito potencial de crescer no Brasil. Não por acaso, muitas redes devem lançar formatos diferenciados ao longo da feira. Além de propiciar o alcance de novos mercados e consumidores, muitas vezes, esses formatos favorecem a chegada de novos empreendedores ao franchising”, ressalta Altino Cristofoletti Junior.
A venda de ingressos online está aberta – Os empreendededores interessados em visitar a ABF Franchising Expo 2018 já podem garantir comodidade e um desconto especial para a compra do seu ingresso online. Acesse www.abfexpo.com.br credencie-se e compre seu ingresso, pagando R$ 70 com cartão de crédito ou boleto bancário. E na bilheteria local, a venda de ingressos terá o custo de R$ 80 (sem o desconto). Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias da feira.
SERVIÇO
27ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Quando: de 27 a 30 de junho de 2018
Horário de Funcionamento:
> Quarta-feira 27/06 – das 9h às 19h (horário especial Jogo do Brasil)
> Quinta e Sexta 28 e 29/06 – das 13h às 21h
> Sábado 30/06 – das 11h30 às 18h30
Preço do Ingresso Online: R$ 70
Preço do Ingresso na Bilheteria do Evento: R$ 80
Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias da feira.
Informações ao público: (11) 3017-6800
Website: www.abfexpo.com.br
Fotos da edição de 2017: https://www.flickr.com/photos/134212753@N06/
Sobre a ABF Franchising Expo
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Exhibitions, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 27.ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compõe a programação da ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, eventos de capacitação e ações da ABF. Mais informações no site: www.abfexpo.com.br.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha prósper o, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.
Sobre a Informa Exhibitions
A Informa Exhibitions cria comunidades e conecta pessoas e marcas em todo o mundo e, aliando as entregas de suas feiras com uma nova estratégia digital, gera oportunidades e relacionamentos 365 dias por ano. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa conta em seu portfólio com marcas como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, totalizando 21 eventos setoriais. No mundo, atua em 150 escritórios em 57 países e é líder em inteligência de negócios, publicações acadêmicas, conhecimento e eventos, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres.