Coletiva NEC abre a temporada de artes no Espaço Cultural Iguatemi | ACIRP


01/02/2018

Coletiva NEC abre a temporada de artes no Espaço Cultural Iguatemi

O Núcleo de Economia Criativa da Acirp une forças mais um ano ao Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto com o propósito de mostrar que é possível levar cultura para todos, por meio de atividades multiculturais acessíveis à sociedade.

Nesta edição da parceria, a Acirp, sob idealização da artista plástica Norma Villar, desenvolveu o projeto “Transversalidade na Arte”, que terá o Espaço Cultural Iguatemi Rio Preto como palco de 16 exposições a partir do próximo dia 1º de fevereiro até janeiro de 2019.

O objetivo desse projeto é reunir as várias manifestações artísticas em um só espaço, promovendo o encontro das artes plásticas com a fotografia, a música, a literatura, a arquitetura, as artes cênicas, o audiovisual e a moda.

A segunda edição da Coletiva NEC é quem abre o projeto “Transversalidade da Arte”, nesta quinta-feira (1/02), com a participação dos artistas integrantes do Núcleo de Economia Criativa (NEC) da Acirp.  A vernissage está marcada para as 20h.

Claudia Cabral, Danila Pinheiro, Fabiana Soave, Germana Zanetti, Héstia Tenfuss, Jane Ferrari, Mara Chiavegatti, Newton Malvezzi, Regina Cheida, Sandra Antunes, e Thadeu Guerra unem seus talentos, técnicas e estilos de arte plástica à música da Camerata Jovem Beethoven e à literatura de Samira Camargo.

Até o dia 21 de fevereiro será possível apreciar as obras da "Coletiva NEC II", que passeiam pelos estilos contemporâneo, livre, aquarela, entre outros. A temporada de exposições no Espaço Cultural Iguatemi Rio Preto contará com uma nova mostra a cada 20 dias.

“A preservação da memória de um povo começa pelo reconhecimento da cultura, através de várias formas de expressões artísticas. Essa iniciativa é uma semente que estamos plantando para a evolução da cultura, além de aproximar artistas consagrados e contemporâneos, trazendo ao público a oportunidade de apreciação de manifestações artísticas de qualidade”, ressalta Norma.

Para o Diretor do Núcleo de Economia Criativa da Acirp, Daniel Rodrigues, o ineditismo dessa ação promove um impacto direto ao fomento da cultura, valorizando as artes plásticas que são complementadas pelas diversas outras expressões. “Teremos artistas plásticos em destaque na arte contemporânea e artistas internacionais em exposição. Mas, a grande sacada de uma ação como essa é que possibilitamos a visita de espectadores, colecionadores, decoradores, marchands, galeristas, arquitetos, designers e formadores de opinião em um ambiente gratuito e de fácil acesso.”

Para se ter ideia, no ano passado, o Espaço Cultural Iguatemi Rio Preto promoveu 15 exposições dentro da série “Namoro com a Literatura”, também realizado em parceria com a Acirp e ALERC.  A cada 15 dias uma nova exposição entrava no circuito das artes do Espaço.

“Mais do que um centro de compras, um dos pilares do Iguatemi Rio Preto é promover experiências para seus clientes e a comunidade. O Espaço Cultural Iguatemi surgiu em 2014, com objetivo de aproximar os artistas locais do público, divulgando a arte e a cultura da nossa região”, afirma a Supervisora de Marketing, Flávia Lania.

Além de promover a inclusão social, oferecendo condições para que todos - especialmente àqueles excluídos do consumo das artes - tenham acesso às diversas manifestações culturais, já que a visitação é totalmente gratuita, afirma.

 

SERVIÇO
Ciclo de Exposições “Transversalidade na Arte”

Abertura com a exposição “Coletiva NEC II”
Data: 1º de fevereiro até 21 de fevereiro
Horário: 10h às 22h
Local: Espaço Cultural Iguatemi Rio Preto 
Visitação Gratuita