Cadastro Positivo e Score ajudam o consumidor a conseguir crédito | ACIRP


26/09/2017

Cadastro Positivo e Score ajudam o consumidor a conseguir crédito

Boa parte dos consumidores que solicitam crédito ao mercado, seja para financiar algum bem ou um empréstimo pessoal, fica inseguro quanto a sua aprovação. A razão para isso está no fato de muitas empresas considerarem apenas as informações negativas para a decisão de crédito. Essas empresas têm como direcionador apenas os cadastros de inadimplentes, quando o consumidor não aderiu ao Cadastro Positivo.

Só que a análise para a concessão de crédito não é feita com base apenas em apontamentos de inadimplência. Cada tomador de crédito no mercado tem um histórico de pagamento diferente, informações que serão somadas para o “sim” ou o “não” na decisão por parte das empresas.

No entanto, quem participa do Cadastro Positivo pode ter um diferencial na hora de pedir crédito ao mercado. Isso porque ele permite a análise de risco mais assertiva por parte dos credores e, principalmente, que os consumidores sejam avaliados pelas contas que são pagas por eles e não apenas por aquelas que, eventualmente, deixaram de pagar.

O Cadastro Positivo é a visão completa do adimplemento, no qual são apontados os compromissos financeiros e os pagamentos relativos às operações de crédito e serviços, liquidadas ou em andamento, por consumidores ou empresas.

Participar do Cadastro Positivo auxilia no Score, outra ferramenta muito utilizada para quem concede crédito. Saber antes de ir ao mercado qual é o seu Score pode aliviar a tensão de quem pede financiamento.

“O Cadastro Positivo pode ajudar a melhorar a posição do score, já que indica a pontualidade no pagamento das contas, sejam as de consumo, como água, energia elétrica, gás, ou mesmo as bancárias, do varejo, entre outras. As informações positivas, ou seja, as de comportamento de pagamento das contas, também poderão ser levadas em conta na composição do score. Por isso, com o tempo, uma pessoa que tem uma pontuação não tão boa pode alcançar um nível de pontuação maior, já que a análise do comportamento é dinâmica e é atualizada periodicamente”, destaca Pablo Nemirovsky, superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC.

No Score fica registrado o comportamento de pagamentos, a busca por crédito no mercado e as informações cadastrais de cada consumidor.

A Boa Vista SCPC, empresa que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito e oferece soluções analíticas para as decisões de crédito e gestão de negócios tanto para empresas quanto para consumidores, e disponibiliza o Score para qualquer cidadão.

Para fazer a adesão ao cadastro positivo basta entrar no portal www.consumidorpositivo.com.br. A inclusão é simples, rápida e gratuita. O consumidor pode ainda se dirigir a um dos postos de atendimento da Boa Vista SCPC ou procurar por uma Entidade Parceira (Associação Comercial, Sindicato ou CDL) da Boa Vista em sua região, munido de documentos pessoais; ou fazê-lo por meio de correspondência, enviando o termo de adesão mais as cópias dos documentos, para Caixa Postal 660, Centro – São Paulo/SP – CEP 01031-970.

Também no portal Consumidor Positivo é possível acessar o Score Boa Vista. A consulta da pontuação pode ser feita online e gratuitamente.

 

FONTE: Comunicação Rede Verde Amarela