Celso Loducca, um dos maiores nomes da publicidade nacional, fez palestra ontem no Fórum Empreendedor FE4, que é organizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e reúne importantes personalidades empresariais do País.
Com passagem por diversas agências de propaganda, criando nos 1990 a sua própria, Loducca enfatizou o papel do marketing na vida as empresas. “O trabalho do marketing é compreender as atitudes que tomamos e direcionar isso para algo que funcione”, disse o publicitário. Ele ressaltou que todas as ações de uma empresa são comunicação, mas que quase sempre a companhia não se dá conta disso.
Segundo Loducca, para que o marketing de uma empresa seja eficiente, primeiramente ela precisa entender por que ela existe e para que. “Ter essa compreensão e tentar encaminhar essa relação é todo o trabalho [de comunicação]. O que parece, às vezes, é que as pessoas acham que comunicação é só uma questão de vender. Não é isso, não é verdade”.
Loducca exemplificou o caso da Nextel, cliente de sua agência na década passada. Em 2008, após a operadora de telefonia ter passado por uma grave crise de credibilidade, a agência de Loducca criou o conceito “Bem-vindo ao clube”, após identificar, por meio de pesquisas, que a Nextel não era simplesmente uma operadora telefônica. “Essa campanha mudou a vida da Nextel. Dissemos para eles: olha, vocês acham que vendem telefone, mas são uma rede social via rádio. Mas é só isso? Claro que é! E determinado isso – e eles compraram essa ideia – isso determinou todas as ações que fizemos para eles”, detalhou o criativo. “Mas a questão de descobrir o que você é não é fácil”, frisou.
Digital
Fellipe Russo, sócio da Tino Comunicação e criador da Acelera Negócios, focou sua apresentação no papel do marketing digital, um meio eficiente e relativamente barato, ideal para pequenas e médias empresas, de acordo com ele. “Hoje o celular é a primeira tela que a gente vê ao acordar”, observou o publicitário.
Contudo, ressaltou o palestrante, consomem-se hoje conteúdo, produtos e serviços em diversas telas, com conexão todo o tempo. “O novo consumidor está no poder”, disse em relação à diversidade de canais e fontes de informações que a internet propicia às pessoas.
Russo falou sobre o inbound marketing, método que foca na atração do consumidor em vez da divulgação do produto. Basicamente, esse tipo de estratégia impõe que as empresas, por meio de conteúdos relevantes a seus consumidores, revertam essa informação em vendas.
Um dos casos citados por ele é o da TokStok, que, em vez de simplesmente postar promoções em suas redes sociais, publica também conteúdos informativos, de interesse do público-alvo. Com isso, cria-se uma relação com o cliente, tornando a marca mais relevante.
Segundo números apresentados pelo criador da Acelera Negócios, 92% dos profissionais de marketing dos Estados Unidos dizem que o inbound marketing é “imprescindível em tempos de crise”, uma vez que requer menores investimentos e, ao mesmo tempo, gera grande retorno. “Não vivemos na era da informação, mas na era da relação”, observou.