O franchising, setor que movimentou R$ 186 bilhões em 2019, se reinventou na pandemia e volta a apresentar melhora em seus indicadores menos de seis meses após o início da pandemia.
As transformações que aceleraram a digitalização das redes de franquia e o seu futuro pós-covid-19 serão alguns dos principais temas da 5ª edição da ABF Franchising Week, considerado o maior do setor na América Latina que, dessa vez, será totalmente on-line.
LEIA MAIS: Recuperação do setor marca a 1ª Expo Franchising Virtual
Realizada entre os dias 6 e 9 de outubro, a semana terá transmissão ao vivo em duas faixas de horário, pela manhã e no fim da tarde.
Entre as novidades estão o Congresso de Transformação Digital e o Congresso de Franqueados, além das palestras do presidente da IFA (International Franchise Association), David Barr, do ex-ministro e presidente do STF, Carlos Ayres Britto, e de Silvio Meira, cientista-chefe da Digital Strategy Company.
A semana começa com o Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial e o Congresso de Expansão de Redes. O primeiro evento trará, além da atualização legislativa e jurídica do setor, debates sobre o novo marco legal e uma decisão impactante do STF, somado às dezenas de regras especiais relativas à pandemia para o setor.
Também haverá discussões sobre a Reforma Tributária, com participação de marcas O Boticário, O Dia e da A2M Consultoria. Com curadoria da Consultoria Bittencourt, o evento de expansão discutirá a reinvenção dos modelos e as novas formas de relacionamento com candidatos à franquia, com marcas como Imaginarium, Espaçolaser, Sorridents, Maple Bear, Turquesa Esmalteria, Instituto Embelleze, Igui Tratabem e Grupo Kalaes.
No segundo dia, será a estreia do Congresso de Transformação Digital, que irá abordar temas sobre como as plataformas digitais estão desafiando os modelos de negócios tradicionais, a inteligência por trás das empresas que usam os dados para alavancar seus negócios (data driven), a chegada do PIX e como o 5G irá impactar o seu negócio, palestra ministrada por Alexandre Gomes, da Claro.
No final da tarde, o Seminário Setorial de Food Service irá apresentar os principais resultados da Pesquisa Setorial de Food Service ABF, que irá descer fundo nos impactos da pandemia e principais tendências deste segmento. Haverá também um painel sobre como o segmento de alimentação fora do lar se articula para superar os atuais desafios, com a participação de marcas como Box Delivery, McDonald´s, Boali, Rei do Mate e Grupo BFFC e Trigo.
Participarão também representantes da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Instituto Foodservice Brasil (IFB), Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SINDRIO) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
No dia 08, será a vez do Congresso Internacional de Franchising e do Seminário Setorial de Redes de Educação. O 1º evento trará um painel exclusivo sobre o franchising pelo mundo com a participação de David Barr, presidente da IFA e multifranqueado do KFC, Taco Bell, Spice & Tea Exchange e Capriotti´s, e de James Walker, da marca Nathan’s Famous, com mediação de Marcelo Cherto, do Grupo Cherto.
As marcas Coife Odonto, Chilli Beans, Maple Bear e Hot’N Tender falarão de sua experiência de expansão internacional na China, América Latina e EUA, além de abordar o tema de reestruturação e reposicionamento de marca no mercado exterior, além dos vencedores do 1º Prêmio Destaque de Internacionalização da ABF.
No fim da tarde, o seminário de educação irá discutir as oportunidades do segmento no franchising, transformação digital e seus impactos nesse novo momento, com a participação das marcas CNA, The Kids Club, Rockfeller, Kumon, Grupo Moveedu, Centro Britânico, Influx English School e UOL Edtech.
André Friedheim, presidente da ABF, afirma que pandemia foi um ponto de virada para o setor. Em especial na questão da transformação digital: é como se tivesse sido feita em três meses uma mudança de três anos.
Agora, com a economia se recuperando, é o momento ideal para discutirmos os rumos do setor, as melhores práticas, as inovações adotadas e o que ainda falta. “O franchising brasileiro vai sair muito mais digital, resiliente e flexível depois da pandemia, mas ainda temos muito trabalho pela frente”, destaca.
No último dia do evento, será realizado o Congresso de Franqueados, que expandiu a proposta do evento de multifranqueados realizado nos anos anteriores. A ideia é fazer quase que um manual de boas práticas para franqueados no contexto atua -, principalmente nas áreas de Finanças, Gestão & Gente e Digital.
A programação contará com franqueadores e franqueados de redes como L´Occitane au Brésil, O Boticário, Spoleto, Maria Brasileira, Depyl Action, CNA, Casa Bauducco, além de consultores especializados.
No encerramento deste congresso, haverá o lançamento da missão 2021 ao Multi Unit 2021, principal congresso de multifranqueados realizado nos EUA. Nesse mesmo dia, às 12h, haverá um painel especial com Silvio Meira, Cientista-chefe da Digital Strategy Company, sobre tendências e liderança no mercado atual.
As inscrições para a ABF Franchising Week 2020 estão abertas, e as vagas são limitadas. Acesse o site do evento e se credencie. As inscrições podem ser feitas para a semana toda ou por evento. Gratuito para associados da ABF.
FONTE: Diário do Comércio