POSICIONAMENTO - Decreto Municipal 29 de julho de 2020 | ACIRP


01/08/2020

POSICIONAMENTO - Decreto Municipal 29 de julho de 2020

A Acirp se reuniu com o prefeito Edinho Araújo e o Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus e foi atualizada da gravidade da situação que Rio Preto se encontra neste momento.

Desta reunião, e sempre de acordo com a realidade dos números atuais do município, entendemos três avanços importantes para o setor produtivo: 


1) Em reivindicação enviada anteriormente à Prefeitura, a Acirp sugeriu que os horários de atendimento ao público pelos hipermercados e supermercados fossem ampliados e pudessem funcionar em horário estendido. A sugestão foi acatada pelo prefeito Edinho Araújo em seu novo Decreto, estendendo o atendimento das 6h às 24h, de segunda a sexta, com o intuito de evitar aglomerações. 


2) Outro avanço foi o entendimento, pela prefeitura – em Rio Preto se mantendo na fase laranja – de que é possível que as atividades internas dos estabelecimentos comerciais e de serviços possam voltar a funcionar de segunda e terça-feiras, mas sem receber nenhum tipo de público externo, permanecendo com as portas fechadas (liberado estritamente aos proprietários e colaboradores, seguindo todos os protocolos de higiene e livres de qualquer tipo de sanção pela fiscalização), além também da autorização do delivery nesses dias. 


3) Mais um avanço foi o compromisso com a prefeitura de que, mais uma vez o município se mantendo na fase laranja e os números da doença melhorem, possa ser reavaliado o retorno da venda de bebidas alcoólicas por meio do delivery, pelo setor de bares e restaurantes, antes do dia 10 de agosto. 

As solicitações acima também haviam sido feitas anteriormente pelas entidades representativas de classe, Assescrip e SINHORES. 


Importante dizer que a Acirp continua trabalhando, por meio da campanha Flexibiliza Já, para conscientizar toda a população sobre as medidas preventivas do coronavírus e, também, para se evitar aglomerações em geral, festas particulares ou em condomínios, mesmo em pequenas reuniões familiares, de amigos etc. É essencial o uso de máscaras e álcool em gel. Mantenha sempre o distanciamento adequado e, quem puder, permaneça em casa!

Precisamos do apoio de toda a população! A situação é muito grave e os indicadores podem levar o município, a qualquer momento, para a fase vermelha. Este é o papel social de todos nós.