Nova mostra do Núcleo de Economia Criativa começa nesta quinta no Iguatemi | ACIRP


04/09/2020

Nova mostra do Núcleo de Economia Criativa começa nesta quinta no Iguatemi

A exposição COMPASSO, do artista plástico Newton Malvezzi, integra o novo ciclo de exposições realizado pelo Núcleo de Economia Criativa da Acirp (NEC), que começa nesta quinta-feira (3/09) no Espaço Cultural do Shopping Iguatemi São José do Rio Preto. Composta por vinte e seis obras inéditas, todas feitas em serigrafias digitais, com interferências de traços e inserção de elementos naturais como o aço cortem, o artista explora o objeto que dá nome à exposição com diversas interpretações, não se limitando apenas ao instrumento usado para tomar medidas e traçar circunferências. Enriquecendo seu processo de criação, novos conceitos e sentidos são adicionados, tais como: o compasso do tempo, da música, e da evolução humana.

 

Cinco inspirações norteiam as obras:

 

• Compasso Arquitetônico: acresceram-se cores e filtros monocromáticos às imagens urbanas com retas e curvas definidas arquitetonicamente.

• Compasso do Tempo: linhas paralelas e textura trazem diferentes perspectivas de como expandimos e comprimimos o nosso tempo durante os anos, meses, dias, e até mesmo as horas de nosso cotidiano.

• Compasso Evolutivo: abstratos concebidos em linhas que convidam o observador a imaginar diversas formas e elementos, que remetam a evolução humana física e espiritual.

• Compasso Geométrico: perspectivas de movimento com esquadros irregulares, combinados com texturas, preenchimentos e sombras.

• Compasso Harmônico: retas e curvas ganham textura, volumetria, e sombras, que lembram ondas sonoras geradas por um compasso musical.

 

Com a repercussão de inúmeras exposições no Brasil, Estados Unidos e Itália, Newton Malvezzi teve obras selecionadas por renomados arquitetos e decoradores para ambientar residências de personalidades, programas de TV e filmes nacionais. Também criou obras inaugurais para empresas inovadoras e, contribuindo no processo de marketing para humanização das empresas, transformou grandes marcas comerciais já conceituadas, em obras de arte.  Recentemente, um importante coworking regional adquiriu uma de suas obras e fez dela uma marca; consolidando mais de vinte anos da carreira artística de Malvezzi.

 

O artista tem como objetivo provocar diferentes interpretações de suas obras que são geométricas, volumétricas, abstratas e fotográficas. Através da constante busca por novos ângulos, técnicas e conceitos, e com o objetivo de proporcionar cada vez mais a interatividade do observador, Malvezzi apresenta mais uma interpretação da sua arte na exposição COMPASSO.

 

Serviço:

Ciclo de exposição: Hum + Hum

Nome da exposição: Compasso

Artista plástico: Newton Malvezzi

Curador: Pedro Malvezzi

Período: 3 a 23 de setembro

Local : Espaço Cultural Iguatemi São José do Rio Preto/SP 

Contato do artista: (17) 99135-7368

Instagram do artista: @newtonmalvezzi