Varejo de Rio Preto prevê contratação de 3 mil temporários no fim do ano | ACIRP


27/10/2017

Varejo de Rio Preto prevê contratação de 3 mil temporários no fim do ano

A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego de Rio Preto está em tratativas com o Sindicato dos Empregados no Comércio de São José do Rio Preto (Sincomerciários), a fim de traçar medidas para incentivar e facilitar o acesso às vagas temporárias de trabalho que surgem em virtude das festas de fim de ano.

 

Melhor período de vendas para o comércio, as demandas de Natal e Ano Novo devem gerar cerca de 3 mil postos de trabalhos para reforço de equipes, especialmente no atendimento ao público em shoppings e no Calçadão da área central.

 

“Essas vagas começam a surgir já no fim de outubro, e a administração municipal vai dar todo suporte para alavancarmos esses números. O Balcão de Empregos, que diariamente divulga em média 150 vagas, deve ter um aumento expressivo na oferta de oportunidades”, comenta o secretário da pasta, Edemilson Favaron.

 

Os interessados em aproveitar as oportunidades dessa fase podem acompanhar o Balcão de Empregos por três meios: no site da Prefeitura (www.riopreto.sp.gov.br/balcaoempregos), na Praça Laranja do Poupatempo ou na sede da secretaria, que fica na rua Ondina, 216, na Redentora.

 

De acordo com o Sincomerciários, o emprego temporário pode torna-se em indeterminado para até 25% dos profissionais, dependendo as condições do mercado e do desempenho do trabalhador.

 

“Planejamos aproveitar os conteúdos que trabalhamos em nossos cursos de preparação para o mercado de trabalho para repassarmos de forma condensada aos temporários, para que tenham mais condições de buscarem efetivação durante a contração temporária”, completa Favaron.

 

Comércio de Rio Preto contrata mais que em 2016

 

Em agosto, o comércio varejista da região de São José do Rio Preto abriu 242 postos de trabalho, resultado de 2.639 admissões contra 2.397 desligamentos. Em 12 meses, foram criados 99 empregos com carteira assinada, o que representa um leve aumento de 0,1% do estoque de empregos. Com isso, o varejo da região encerrou o mês com um estoque total de 79.715 trabalhadores formais.

 

Entre as nove atividades pesquisadas, os destaques positivos foram observados nos segmentos de lojas de móveis e decoração (4,3%), supermercados (2,1%) e farmácias e perfumarias (1,2%), na comparação com o mesmo mês de 2016.

 

As informações são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP) elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

 

FONTE: Prefeitura de Rio Preto