Em comemoração aos 166 anos da cidade, NEC inaugura nova exposição da série Transversalidade na Arte | ACIRP


02/04/2018

Em comemoração aos 166 anos da cidade, NEC inaugura nova exposição da série Transversalidade na Arte

Em comemoração aos 166 anos da cidade, NEC inaugura nova exposição da série Transversalidade na Arte

De 15 de março a 4 de abril, o Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto recebe uma exposição gratuita em homenagem aos 166 anos da cidade, comemorados em 19 de março. A exposição Referências faz parte do projeto “Transversalidade na Arte” e poderá ser conferida durante o horário de funcionamento do shopping, no Espaço Cultural.

Este ciclo expõe um trabalho que cruza o olhar de três profissões diferentes: arquiteto, fotógrafo e estilista. Os quatro artistas que ajudaram a compor a exposição são: Gabriel Pagano (fotógrafo), Kedson Barbero (arquiteto e presidente do Comdephact), Debora Buzzo (estilista) e Augusto Cetrone (arquiteto e antiquarista).

Sob o olhar desses profissionais, edifícios, vestimentas, pessoas, objetos e outros detalhes que fazem parte da cidade de São José do Rio Preto e, de uma forma ou outra, contribuíram para evolução do município como um centro de região.

A mostra reúne uma série de fotos, telas e elementos nas áreas de moda, arquitetura e decoração, que fazem alusão à história da cidade. “Queremos levar ao público uma mostra sensorial, que despertará o interesse do visitante em se aprofundar na temática e nas referências de Rio Preto ao longo destes 166 anos”, explica o arquiteto Kedson Barbero, um dos artistas deste ciclo.

Por meio de referências sensoriais, como imagens, sons, aromas e arte, a mostra conta a história de Rio Preto desde o período agrário até a industrialização e transformação da cidade em polo comercial. No total, serão 52 peças expostas entre fotos, telas, telas com textos informativos e depoimentos e obras de José Antônio da Silva, disponibilizadas também no Museu do Silva.

“A exposição Referências traz histórias sobre a cidade, a moda, a evolução urbana e arquitetônica e a cultura do povo, proporcionando uma experiência lúdica, empírica e encantadora”, completa Kedson.

Paulo Tilkian, gerente geral do Iguatemi Rio Preto, a exposição valoriza a história da cidade sob a perspectiva de profissionais de múltiplas áreas. “Faz parte do nosso DNA investir em arte, cultura e lazer para nossos clientes, por isso, trazer ao Espaço Cultural obras que retratam a evolução de Rio Preto nesta data comemorativa e tão simbólica para a cidade, é mais uma maneira de proporcionar experiências especiais”, afirma.

A mostra fica aberta à visitação gratuita até o dia 4 de abril, sempre durante os horários de funcionamento do shopping, no Espaço Cultural Iguatemi – Piso Superior.  

“Transversalidade na Arte”

O Núcleo de Economia Criativa da Acirp se une ao Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto com o propósito de mostrar que é possível levar arte para todos, por meio de atividades multiculturais acessíveis à sociedade.

Nesta edição da parceria, foi elaborado o projeto “Transversalidade na Arte”, que terá o Espaço Cultural Iguatemi como palco de 16 exposições até janeiro de 2019. O objetivo do projeto é reunir várias manifestações artísticas em um só espaço, promovendo o encontro das artes plásticas com: fotografia, música, literatura, arquitetura, artes cênicas, audiovisual e moda.


SERVIÇO

Ciclo de Exposições “Transversalidade na Arte”

Exposição: Referências

Data: de 15 de março a 04 de abril
Horário: das 10h às 22h
Local: Espaço Cultural Iguatemi Rio Preto 
Visitação Gratuita