Dados do Caged é sinal claro de que a economia está no caminho certo | ACIRP


25/10/2017

Dados do Caged é sinal claro de que a economia está no caminho certo

Para o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes a setembro, divulgados pelo Ministério do Trabalho, indicam que a economia segue no caminho da recuperação.

“É um sinal de crescimento, porque são vários meses seguidos de abertura de vagas, embora ainda estejamos longe de recuperar as perdas dos últimos anos. De qualquer maneira, trata-se de um dado bem positivo e está claro que o pior já passou”, diz.

Burti destaca o desempenho da indústria, afirmando que o crescimento do setor vai impulsionar os demais. “Mais empregos na indústria significam mais renda na economia, mais consumo e, portanto, mais vendas no comércio e maior procura por serviços. É um sistema de vasos comunicantes: à medida que um setor vai bem, ele vai permitir que os outros também performem bem”, declara.

Por fim, Burti destaca que, embora o desempenho nas contratações esteja fortemente relacionamento à base fraca de comparação, a política econômica do governo tem se mantido na direção certa. “Essa queda na taxa de juros tem ajudado bastante; e a queda da inflação, por outro lado, beneficia o consumidor de menor renda. Temos condições para voltar a crescer. Mas falta mais controle na área fiscal”, frisa Burti.

 

FONTE: ACSP / FACESP