Associação entrega obra inédita de Acessibilidade, Integração física e Revitalização | ACIRP


31/01/2018

Associação entrega obra inédita de Acessibilidade, Integração física e Revitalização

A fachada do prédio histórico da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp), fundado há 80 anos, em 2 de outubro de 1938, está intacta. Porém, o mesmo não se pode dizer do seu interior, que ganhou obra de integração dos prédios com total acessibilidade.

“Essa é uma obra histórica para a entidade. O projeto teve seu início na gestão da presidente Adriana Neves e interligou os três prédios da entidade: a Sede Administrativa, o Centro de Atendimento e a Câmara de Mediação e Arbitragem, respeitando o patrimônio da Acirp e atendendo às normas de acessibilidade e combate à incêndios, com instalação de hidrantes e escada de acesso normatizada. Além disso, a obra trará maior conforto aos nossos associados, no atendimento aos clientes e também no dia a dia de nossos colaboradores”, explica o presidente da Acirp, Paulo Sader. 

A obra foi liderada pelo diretor de Patrimônio da entidade, o engenheiro Pedro Luiz Ribeiro Rodrigues. “Esta foi uma reivindicação muito antiga da Acirp. O projeto, realizado pelo arquiteto Roberto Alves de Magalhães, atendeu nossas expectativas de maneira satisfatória, se valendo de um elevador, elemento inédito na história do patrimônio da associação, junto à construção de rampas de acesso entre os prédios, adequando e edificando novos espaços”, explica.

De acordo com o arquiteto Roberto Magalhães, a intervenção arquitetônica proposta no núcleo central se destaca pelo respeito às edificações históricas e a tudo o que elas representam. “Além de possibilitar maior integração dos fluxos internos e criar um espaço moderno e de bom gosto, esta intervenção atende a todas as solicitações que os tempos atuais exigem trazendo o tão esperado elevador, e possibilita que todas as normas do corpo de bombeiros sejam atendidas, trazendo segurança a todos os usuários dos prédios”, afirma.

A RBA Elevadores, empresa rio-pretense com mais de 20 anos de mercado, foi a patrocinadora do projeto do elevador. Segundo Maíra Victorasso Alvarenga Trindade, diretora da RBA, o elevador foi feito com exclusividade para a associação. “É altamente tecnológico, com três portas automáticas na cabine e acessos distintos, interligando os prédios da Acirp. Sentimos uma imensa alegria e satisfação em patrocinar este projeto, fazendo parte não só dessa obra, mas sim da história da entidade em São José do Rio Preto”, conta a empresária.

A solenidade de entrega da obra acontece na segunda-feira, 5 de fevereiro, com descerramento da placa e visitação para diretoria, autoridades, parceiros e imprensa. Na terça-feira, 6, a associação recebe seus Conselheiros – Consultivo e Fiscal – e os Núcleos. O dia 7 de fevereiro é reservado para receber associados para visitação, a partir das 20 horas.