Ação inédita da Acirp fomenta inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho | ACIRP


21/10/2018

Ação inédita da Acirp fomenta inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho

Programa inédito, realizado pela Acirp, viabiliza encontro entre empresas e pessoas com deficiência, terceira idade e primeiro emprego


Sob a chancela da Acirp, por meio da diretoria de Recursos Humanos, Departamento de Recursos Humanos e Núcleo de Gestão de Pessoas da entidade, começa no dia 22 de outubro, pela primeira vez, o Programa Emprego Especial.

“O programa consiste em viabilizar o encontro entre as empresas que tenham as vagas de cotas em aberto com os deficientes, independentemente de estarem ligados, ou não, a alguma instituição de apoio”, explica a diretora de RH, Daniela Brandi. 

O objetivo maior desta ação é tornar a Acirp polo de referência, para empresas e deficientes, quanto à informação, vagas e candidatos. “Os integrantes do Núcleo de Gestão de Pessoas farão visitas às instituições para estabelecimento de vínculos, palestras informativas aos empregadores, divulgação de vagas e captação de candidatos”, comenta Brandi.  

O Programa Emprego Especial contempla três públicos: pessoas com deficiência, terceira idade (recolocação no mercado de trabalho) e o primeiro emprego.

“Trabalharemos por ondas. Neste momento estamos na primeira onda, a de Pessoas com Deficiência. Iniciamos a sensibilização através do evento ‘Uma Integração mais que Especial’, com o intuito de sensibilizar o público escolar sobre questões relacionadas à integração de alunos com deficiência na rotina escolar. Nesta ação, contamos com as ilustres presenças da psiquiatra e gerente de Saúde Mental da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Simone Secco, da psicopedagoga e presidente voluntária da AACD Rio Preto, Adriane de Albuquerque Cirelli, da diretora de ensino, Arlete Jane Ferreira, e da gerente da Educação Especial da Secretaria Municipal de Saúde, Erika Volpe Marangoni. Acreditamos que quanto mais segmentos da sociedade forem envolvidos, mais atingiremos nosso objetivo maior: promover a cidadania”, afirma Daniela.

O próximo evento do Programa será voltado para empresários, RHs, Instituições, candidatos e públicos afins, com palestra sobre Mercado de Trabalho e Empregabilidade do Deficiente, seguida de uma roda de conversa com autoridades no assunto. Este evento será dia 22 de outubro, a partir das 19h00, no Centro de Convenções. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio da nossa Central de Atendimento, na Acirp. 

Estarão à disposição dos participantes cartilhas informativas sobre integração, assim como palestras de sensibilização para os setores/empresas com demandas de contratação. “Estaremos presentes para orientações diversas. Assim que esta onda estiver ativa e funcionando de fato, partiremos para a segunda, que é a Terceira Idade e, em seguida, cuidaremos de quem busca o primeiro emprego”, explica a diretora. 

 

Associado será beneficiado 

O associado Acirp será beneficiado no auxílio ao preenchimento das vagas. As empresas com mais de 100 funcionários se enquadram no Programa de Cotas. A entidade auxiliará dentro da demanda existente, colocando à sua disposição candidatos com habilidades, não com deficiências. “Talvez aqui resida o grande equívoco desse tipo de contratação: focar na deficiência, e não na habilidade. Assumiremos a responsabilidade de apresentar esse novo caminho ao contratante e ao contratado. Elencaremos as habilidades dos candidatos e os colocaremos para conversar com as demandas das vagas. Os candidatos que melhor se encaixarem serão encaminhados para as respectivas entrevistas. Ainda, cuidaremos da proximidade da residência do candidato com a empresa contratante; quanto mais próximo o local de trabalho, maior a qualidade de vida proposta, maiores as chances da efetivação da contratação”, comenta Daniela.

Os empresários interessados devem entrar em contato com o RH da Acirp. Já os candidatos que queiram enviar seu currículo podem fazê-lo por meio do e-mail acirp.curriculos@gmail.com, colocando no assunto Programa Emprego Especial.